A Laura Cardoso. Os 98 Anos. As 60 Novelas. Os Prêmios e o Reconhecimento


 

O Antagônico rende homenagens hoje a grande dama da TV Brasileira, Laura Cardoso, completando hoje 98 anos. Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni, mais conhecida como Laura Cardoso, nasceu em São Paulo, no dia 13 de setembro de 1927. Reconhecida como uma das atrizes mais importantes do Brasil, Laura Cardoso se destaca como uma pioneira no campo da atuação, acumulando inúmeros prêmios ao longo de seus 74 anos de carreira, sendo também a recordista em participações em telenovelas. Ela já recebeu diversos prêmios, incluindo três Grande Otelo, quatro Prêmios APCA, dois Troféus Imprensa e dois Prêmios Shell. Em 2002 ela foi laureada com o Troféu Mário Lago pelo conjunto da obra. Em 2006 foi condecorada com a Ordem do Mérito Cultural (OMC).

Filha de imigrantes portugueses, desde a infância, entre 6 aos 7 anos, brincava de teatro com amigos do bairro. Embora inicialmente os pais de Laurinda não a apoiassem, em 1942, aos 15 anos, decidiu seguir a carreira artística, fazendo radionovelas na Rádio Cosmos. Por exigência da profissão, tornou-se mais conhecida como Laura Cardoso. Tornou-se amiga próxima de Hebe Camargo após atuarem juntas na novela As Pupilas do Senhor Reitor, da Record.

Pioneira da televisão no Brasil, Laura estreou nos teleteatros da extinta TV Tupi em 1950, e em 1952, fez o programa “Tribunal do Coração”, escrito por Vida Alves. Adaptando-se assim ao novo veículo de comunicação. É uma das atrizes que mais atuou no país, com mais de 100 trabalhos em seu currículo, incluindo mais de 60 novelas. Também fez 30 longas-metragens para o cinema.

Em 2002 ganhou o Troféu Mário Lago pelo conjunto de sua obra na televisão. É viúva do ator, roteirista, diretor e produtor de televisão Fernando Balleroni, com quem se casou em 1949 e teve duas filhas: Fátima e Fernanda.

Comentários