O Amapá. A Ouvidoria do MP. A Maricélia Campelo. O Marcelo Moreira e a Premiação


 

Na 13ª Edição do Prêmio CNMP a Ouvidoria do Ministério Público do Amapá (MP-AP) recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria Excelência em Ouvidoria com o projeto Ouvidoria das Vítimas. Em solenidade promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público, na noite desta quarta-feira (10), que divulgou os vencedores, a ouvidora Maricélia Campelo e o promotor de justiça Marcelo Moreira, ouvidor no biênio 2022-2024, receberam a premiação das mãos da procuradora de justiça e ouvidora nacional, Ivana Cei. 

O projeto Ouvidoria das Vítimas integra o programa “Escutando o Cidadão” e tem como foco a escuta ativa, o acolhimento humanizado e o fortalecimento das redes de proteção às vítimas de violações de direitos no estado. Entre os resultados alcançados, destacam-se a assinatura de protocolos de atuação integrada com outras ouvidorias do Amapá, além da adesão ao Movimento Nacional de Defesa das Vítimas.

Após a premiação, o promotor Marcelo Moreira destacou a importância da conquista para a sociedade amapaense:

“A Ouvidoria do Ministério Público do Amapá está em festa. Hoje a gente recebe esse prêmio que é produto de um trabalho de muitas mãos, um trabalho feito pela Dra. Maricélia, pela Beatriz, pela Mariana. Este prêmio não é apenas da nossa Ouvidoria, é do nosso Amapá. Parabéns, e vamos em frente, cada vez mais melhorando e tornando a Ouvidoria um lugar de excelência de escuta da cidadã e do cidadão”.

A ouvidora Maricélia Campelo também ressaltou o significado da premiação para a instituição.

“O Conselho Nacional do Ministério Público reconhece o trabalho do Ministério Público, demonstrando a evolução e o avanço da instituição. Este prêmio representa um legado para a posteridade e confirma que estamos no caminho certo para atender a população da melhor forma possível. É, portanto, uma conquista do Ministério Público do Estado do Amapá”, afirmou.

A solenidade de premiação ocorreu nesta quarta-feira (10), na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília, e contou com a presença da corregedora-geral do MP-AP, Estela Sá, e dos promotores de justiça João Furlan e Anderson Batista, da equipe da Ouvidoria, bem como reuniu autoridades, conselheiros e membros do Ministério Público de todo o país.

O Prêmio CNMP, realizado anualmente, reconhece iniciativas que contribuem para o aprimoramento da atuação ministerial e para a aproximação entre o Ministério Público e a população. Nesta edição, 772 projetos foram inscritos em todo o país, sendo selecionados 54 finalistas em diferentes categorias.

A temática ‘Excelência em Ouvidoria’ integra a categoria Atividade Finalística do Ministério Público e tem como objetivo valorizar práticas que aperfeiçoam os canais de diálogo entre os cidadãos e a instituição, por meio da escuta ativa, do acolhimento e da qualificação das respostas às necessidades sociais. Com essa premiação, o MP-AP reafirma seu compromisso em consolidar a Ouvidoria como um espaço de acolhimento e reforça o papel da instituição de defesa da cidadania e dos direitos humanos.

Comentários