O MPF. O Pará. O Bruno Valente. O Novo Procurador Regional Eleitoral


 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, designou os novos membros do Ministério Público Federal (MPF) que exercerão as funções de procurador regional eleitoral (PRE) e substituto em todos os estados e no Distrito Federal pelos próximos dois anos. No Pará, o procurador regional eleitoral será Bruno Araújo Soares Valente, que terá como substituto o atual procurador regional eleitoral no estado, Alan Rogério Mansur Silva. Os nomes foram divulgados por meio da Portaria PGE 26/2025, publicada nesta quarta-feira (29). 

O processo de designação observou as diretrizes previstas na Portaria PGE 22/2025. Os novos representantes do Ministério Público Eleitoral cumprirão mandato de 1º de novembro de 2025 a 31 de outubro de 2027. Eles exercerão a função durante as eleições de 2026, atuando na fiscalização de todas as etapas do pleito, desde o registro de candidaturas até a diplomação dos eleitos.

Os procuradores regionais eleitorais são responsáveis por dirigir e conduzir os trabalhos do Ministério Público Eleitoral nos estados. Eles atuam perante os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e zelam pela correta aplicação da legislação, de forma a evitar abusos e assegurar o equilíbrio da disputa. Nesse contexto, podem iniciar ações judiciais para investigar e punir irregularidades, pedir a cassação de registros ou diplomas de candidatos, além de atuar em casos de inelegibilidade.

Comentários