A COP30. O Chanceler Alemão. A Arrogância. O Preconceito com a Amazônia

 


O chanceler alemão, Friedrich Merz, de forma preconceituosa, comparou o Brasil com a Alemanha durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio no último dia 13 e disse que jornalistas alemães que o acompanharam na Cúpula dos Líderes, que antecedeu a COP30, realizada em Belém, ficaram felizes de ir embora da cidade.

“Senhoras e senhores, vivemos em um dos países mais belos do mundo. Na semana passada, perguntei a alguns jornalistas que estavam comigo no Brasil: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram felizes por termos retornado à Alemanha daquele lugar que tínhamos acabado de visitar”, disse Merz. 

O discurso de Merz foi transmitido no YouTube e transcrito na página oficial do governo federal alemão. Em resposta, o prefeito de Belém, Igor Normando, reagiu à declaração do chanceler alemão, Friedrich Merz. Nas redes sociais, Normando classificou a fala como “infeliz, arrogante e preconceituosa”, destacando que não refletem a percepção da maioria dos visitantes. 

“A fala dele não representa o que a maioria da população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade. Por onde a gente anda, [tem] muita gente encantada com Belém, com as suas belezas naturais, com a sua gastronomia e com a sua história”, defendeu o prefeito, dirigindo-se, em seguida, ao alemão. 

“A Amazônia, embaixador, caso o senhor não saiba, ajudou o mundo inteiro a respirar. Agora, é hora de vocês conhecerem a realidade do povo da floresta e terem empatia de ajudar o povo da floresta a se desenvolver com equilíbrio e sustentabilidade. Enquanto você vem com a sua arrogância, nós paraenses, belenenses, amazônidas, nós vamos oferecer o que existe de melhor em nós, que é o nosso calor humano, o nosso acolhimento e o nosso amor”, completou.

Comentários