A Rosamaria Murtinho. O Pai. A Relação com o Clube do Remo. Os Parentes e a República

 

 

Pouca gente sabe, mas o pai da atriz Rosamaria Murtinho, o engenheiro agrônomo Frederico Murtinho Braga, foi campeão estadual com o Clube do Remo, nos anos 1925 e 1926. Frederico, que havia integrou o Botafogo em 1919, trabalhou na Região Norte do Brasil para o Instituto Agronômico do Norte, onde conheceu Maria do Carmo - filha do Dr. Enéas Calandrini Pinheiro, então diretor do instituto. Nessa estadia no Pará, Frederico, apelidado de "Fred", veio também a ser campeão estadual de futebol com o Clube do Remo, em 1925 e em 1926. 

A atriz Rosamaria Murtinho nasceu em Belém, mas mudou-se ao Rio de Janeiro ainda bebê, com somente 21 dias de vida. Tornou-se torcedora botafoguense por influência familiar sobretudo do tio Nilo, dono da mais alta média de gols do clube e participante da Copa do Mundo de 1930. Rosamaria morou durante um ano nos Estados Unidos. Queria estudar direito e para isso vinha se preparando, mas entrou para o teatro, arte pela qual se apaixonou e que a fez desistir da carreira jurídica. Seu irmão começou a fazer teatro amador com Paulo Francis, e Rosamaria ingressou no grupo Studio 53. 

Uma das atrizes adoeceu e Rosamaria, a pedido de seu irmão e por sugestão de Paulo Francis, tomou o lugar dela, isso aos dezoito anos, num grupo amador, mas que levava o trabalho a sério. Um dia, Silveira Sampaio, que era dono do Teatro de Bolso, assistiu a uma apresentação do grupo e gostou de Rosamaria, convidando-a a participar de uma peça dele e, só aí, ela ganhou seu primeiro salário. Depois foi a vez de Sandro Polônio chamá-la para fazer teatro na cidade de São Paulo, mas os pais não permitiram. Porém, acompanhada pela mãe, Rosamaria foi para Portugal trabalhar.

Rosamaria é descendente do político brasileiro José Antônio Murtinho, natural da Bahia, mas governador do Mato Grosso no século XIX. Ele teve como filhos membros dos três poderes do Império do Brasil: Manuel José Murtinho, igualmente governador matogrossense e que foi ainda ministro do Supremo Tribunal Federal; Joaquim Murtinho, senador por Mato Grosso e ministro nas presidências de Prudente de Morais e de Campos Sales, chegando a ser apontado como o bisavô da atriz; e outro José Murtinho, também senador por Mato Grosso. 

Magdalena do Amaral Murtinho era filha deste José, ainda senador quando esta faleceu no Rio Grande do Norte, em 1916. Era casada com Emmanuel Gomes Braga, então capitão do Porto de Natal, vindo a ser nomeado em 1923 para exercer essa função no Porto de Belém. O casal teve como filhos Fernando, Frederico e Nilo Murtinho Braga, sendo Frederico o pai de Rosamaria.

Comentários