O Amapá. O Navio. O Oriente Médio. A Bandeira de Portugal. Os 480 Kg de Cocaína. A PF e a Apreensão

 

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá (FICCO/AP) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (21), cerca de 480 kg de cocaína em um navio fundeado próximo ao Porto de Santana, a cerca de 20 quilômetros de Macapá. O destino da embarcação, que tem bandeira de Portugal, era o Oriente Médio. Segundo a Polícia Federal, a operação foi resultado de um trabalho conjunto de inteligência para impedir o envio de drogas ao exterior pela Amazônia, usada como rota logística por organizações criminosas. 

Durante a fiscalização, os agentes encontraram compartimentos clandestinos com centenas de tabletes da droga. O material apreendido será encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Amapá, onde passará por perícia. As investigações continuam para identificar os responsáveis pelo carregamento e outros integrantes da quadrilha. A FICCO/AP reúne a Polícia Federal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Penal do estado. A ação teve apoio do Grupo Tático Aéreo do Amapá (GTA).

Rota do tráfico - Dados da 4ª edição do estudo Cartografias da Violência na Amazônia, divulgados na quarta-feira (19) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam que a posição geográfica do Amapá, próxima a fronteiras internacionais, facilita o tráfico de drogas, contrabando e outros crimes transfronteiriços.

Em abril de 2024, mergulhadores agentes da segurança pública localizaram uma carga de drogas no casco de um navio ancorado em um Porto de Santana. Durante o trabalho de mergulho, foram apreendidos 154,75 kg de cocaína. A investigação da Operação Blind Diving começou após denúncias de que criminosos do estado de São Paulo e do Rio Grande do Norte estavam na capital do Amapá, para o processo de acoplamento no casco de um navio, com substância supostamente entorpecente.

Comentários