O Remo. A Série A. A Copa do Brasil. A Vaga na Quinta Fase

 

 

Os quatro clubes que conquistaram o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro estão garantidos na quinta fase da Copa do Brasil de 2026. Além do Clube do Remo, Coritiba, Athletico-PR, Chapecoense e Remo subiram de divisão nesse domingo (23), após a última rodada da Série B. O arquirrival do Leão, o Paysandu, que é campeão da Copa Verde, entra na competição na 3ª fase.

Segundo o novo regulamento da Copa do Brasil, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 1º de outubro, todos os clubes que disputarem o Brasileirão do ano que vem começarão o mata-mata na quinta fase. A competição milionária está marcada para começar no dia 18 de fevereiro e terminar em 6 de dezembro. A decisão será em jogo único - em sede a ser definida pela CBF.

As novidades da Copa do Brasil preveem: aumento do número de fases de oito para nove fases; classificação direta de todos os clubes da Série A para a 5ª fase; vagas para campeões de Copa do Nordeste, Copa Sul-Sudeste, Copa Verde, Série C e Série D na 3ª fase; 102 vagas para destinadas às federações (clubes classificados via estaduais). Também já estão confirmados na quinta fase da Copa do Brasil os clubes que não têm mais chances de rebaixamento no Brasileirão. São eles: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Botafogo, Bahia, Fluminense e São Paulo.

Veja abaixo o formato completo da Copa do Brasil 2026:

1ª fase: 28 clubes menores clubes ranqueados

2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase

3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase

4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase

5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase

Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase

Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final

Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final

Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais

Comentários