Os 84 Anos de Benito di Paula. O Marco Ricca. O Tiago Iorc. A Carla Diaz e os Aniversariantes de Sexta

 


Nesta sexta-feira, 28, os parabéns vão para Benito di Paula, Marco Ricca, Íris Nascimento, Tiago Iorc, Perla, Maurício Meirelles, Vanessa Pascale, Soraya Jarlicht E Ravel Andrade.   

Benito di Paula - O cantor e compositor Uday Vellozo, mais conhecido por seu nome artístico Benito di Paula, completando hoje 84 anos, nasceu em Nova Friburgo (RJ), no dia 28 de novembro de 1941), , é um cantor, compositor, pianista e escritor brasileiro. É conhecido pelo seu samba característico que começou ainda quando era jovem e cantava em hotéis e boates no Rio de Janeiro, onde não tocava um gênero em específico. Foi convidado por um amigo a tocar em Santos, onde veio a levar a sua carreira no estado de São Paulo. São de Benito canções inesquecíveis como Mulher Brasileira em Primeiro Lugar, Meu Amigo Charles Brow, Como eu Amei, Retalhos de Cetim, Vai Ficar na Saudade, Não Precisa me Perdoar, Bandeira Do Samba, dentre inúmeras outras.

Íris Nascimento -  A atriz Íris Nascimento, hoje fazendo 67 anos, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro de 1958. Sua carreira artística iniciara em 1979, ao integrar o elenco da telenovela Cabocla, de Benedito Ruy Barbosa. Já em 1980 destacara-se como Lelena, em Marina. Trabalhara em telenovelas de Benedito Ruy Barbosa, Manoel Carlos, Glória Perez, Wilson Aguiar Filho e Walcyr Carrasco. Em cinema estreara em 1983, no filme Gabriela, Cravo e Canela. Em 1985 participa de Pedro Mico, pelo qual recebera o Troféu Candango do Festival de Brasília de Melhor Atriz Coadjuvante.

Marco Ricca- O ator Marco Antonio Ricca, que faz hoje 63 anos, nasceu em São Paulo, no dia 28 de novembro de 1962. Marco nasceu na cidade de São Paulo em 1962. Sua estreia na televisão foi em 1993, na novela Renascer, da Rede Globo, interpretando o personagem José Augusto. No ano seguinte transferiu-se para o SBT, onde atuou na novela Éramos Seis. Em 1995, fez uma rápida passagem pela teledramaturgia da Rede Bandeirantes, participando da novela A Idade da Loba. Em seguida, retornou ao SBT, para protagonizar a novela Razão de Viver.

Tiago Iorc – O cantor Thiago Iorczeski, mais conhecido como Tiago Iorc, comemorando hoje seus 40 anos, nasceu em Brasília, no dia 28 de novembro de 1985. Em 2008, Iorc lançou seu álbum de estreia, Let Yourself In, que contém dez faixas em inglês e atingiu a sétima posição na parada de álbuns da Billboard japonesa, gerando cinco singles no total. É vencedor de 5 prêmios Latin Grammys.

Perla - A cantora Perla da Silva Fernandes, mais conhecida como Perlla, que hoje faz 37 anos, nasceu em Nilópolis (RJ), no dia 28 de novembro de 1988. Estreou em 2006 com sua versão para a canção Totalmente Demais, do Hanói-Hanói. Dona de hits dos anos 2000 como: Tremendo Vacilão, Eu Vou e Depois do Amor. Migrou do funk para o gospel e após sete anos retornou ao gênero de origem. Foi participante da 5ª temporada da Dança dos Famosos e da 10ª temporada de A Fazenda.

Carla Diaz - A atriz Carla Carolina Moreira Diaz, que está fazendo hoje 35 anos, nasceu em São Paulo, no dia 28 de novembro de 1990. Em sua carreira na televisão destacou-se como Maria em Chiquititas (1997), Khadija em O Clone (2001), Juno em Mutantes (2009), Márcia em Rebelde (2011) e Carine em A Força do Querer (2017). No cinema ganhou projeção nos biográficos A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou meus Pais (2021) como a assassina real Suzane von Richthofen.

Ravel Andrade – O ator Ravel Andrade, que está completando 32 anos, nasceu em Porto Alegre, no dia 28 de novembro de 1993. É irmão do também ator Júlio Andrade. Em 2011 iniciou o curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre e o Curso de Atuação para Cinema, com Sergio Penna.

Soraya Jarlicht – A atriz Soraya Ravenle, cujo nome artístico é Soraya Jarlicht, que hoje troca de idade para 63 anos, nasceu em Niterói (RJ), no dia 28 de novembro de 1962. Seus pais eram imigrantes poloneses judeus, que vieram para o Brasil pouco antes da 2ª Guerra Mundial. É irmã da também cantora Ithamara Koorax. Graduou-se em 1986, no curso de formação de atores do Calouste Gulbenkian. Neste mesmo ano estreou no teatro, em "A Estrela Dalva", de Renato Borghi. Soraya participava do coro do espetáculo, protagonizado por Marília Pêra. Em 1992, atuou como vocalista do show "Sla 2 - Be a sample", de Fernanda Abreu, seguindo em turnê pelo Brasil com a cantora. De 1995 a 1999, fez parte do grupo Arranco de Varsóvia, com o qual gravou os discos "Quem é de sambar" e "Samba de Cartola". No ano 2000, teve destaque na novela Laços de Família, como Yvete, a melhor amiga da protagonista Helena (Vera Fischer). Fez várias participações em seriados da Globo, até em 2008 entrar para o elenco da novela Beleza Pura. No ano seguinte teve destaque na novela Paraíso. Integrou o elenco da novela I Love Paraisópolis, na trama de Alcides Nogueira, vivendo a trabalhadora costureira Eva, mãe de Danda (Tatá Werneck) e mãe de criação de Marizete (Bruna Marquezine) as duas protagonistas da trama. Hoje, Soraya é considerada referência artística no que diz respeito ao teatro musical, estando nos palcos quase que ininterruptamente desde 1986, quando começou.

Vanessa Pascale - A atriz e apresentadora Vanessa Melanie Pascale Ekypenyong Walborn, que completa hoje 51 anos, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro de 1974. Entre 2005 e 2015 foi apresentadora do educativo Livros Animados, no Canal Futura. Filha de um diplomata nigeriano e de uma brasileira, Vanessa se tornou conhecida do público em 2002 ao participar da 1.ª edição do reality show Big Brother Brasil, onde terminou como vice-campeã.  A atriz também atuou em Paixões Proibidas, da Rede Bandeirantes, em 2006, e Chamas da Vida, da Record TV em 2008. Em 2015, deu vida à designer gráfica Yasmin na novela Totalmente Demais. Em 2018, Vanessa interpretou Manuela em Malhação: Vidas Brasileiras.

Maurício Meirelles – O humorista Maurício Muntoreanu Meirelles, soprando hoje 42 velinhas, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro de 1983. Foi integrante da banda Renatinho, junto com os humoristas Tatá Werneck, Murilo Couto, Marco Gonçalves e Nil Agra, onde tocava guitarra. Possui 4 especiais de stand-up, entre eles “Levando o Caos”, disponível para mais de 190 países na Netflix.

Comentários